Num esforço conjunto para combater a violência doméstica, a equipa da Estrutura Dar Voz realizou uma ação de formação para a Guarda Nacional Republicana (GNR) dos municípios protocolados de Águeda, Anadia, Oliveira do Bairro e Sever do Vouga. A formação decorreu nas instalações do Posto Territorial da GNR de Águeda, no dia 24 de janeiro, e contou com a participação de 15 militares que exercem funções diretamente ligadas ao atendimento das pessoas vítimas de violência doméstica.
Destacando a importância da colaboração em rede, até aqui existente, a formação focou estratégias para reforçar a parceria entre os profissionais envolvidos. A colaboração entre a equipa de técnicas de apoio à vítima e a GNR foi ressaltada como uma peça fundamental na resposta integrada à violência doméstica.
Foi priorizada a compreensão do ciclo da violência doméstica e das consequências ou impacto nas pessoas vítimas, explorando-se os aspetos psicológicos, emocionais e sociais, capacitando os/as participantes a abordar as situações de forma mais holística e empática.
Reconhecendo a relevância do primeiro contacto ou abordagem, a formação destacou a necessidade de práticas cuidadosas e protocolos específicos para garantir que as pessoas vítimas se sintam ouvidas, apoiadas e encorajadas a procurar ajuda, em situações de elevada vulnerabilidade.
Esta iniciativa conjunta representa um passo significativo na construção de uma resposta mais abrangente e integrada à violência doméstica. Ao unir técnicos/as de apoio à vítima e as forças de segurança, os municípios protocolados reforçam o seu compromisso em criar a sinergia necessária para enfrentar este desafio social.
A Estrutura Dar Voz reforça a sua aposta contínua no investimento da capacitação das forças de segurança e demais profissionais das áreas de intervenção social e reflete o compromisso em criar uma rede mais coordenada e eficaz contra a violência doméstica.