A cantora-compositora Sara Cruz e a banda Amarela estão entre os protagonistas dos ‘showcases’ que acompanham o Congresso de Bastidores, a decorrer a 22 e 23 de março, no Centro de Artes de Águeda, organizado pela associação D’Orfeu.
Os músicos Angélica Salvi, Bela Noia, Carlos Raposo, Esteves, Falso Nove, Gongori, Manel Ferreira e Mister Fallen são outros da Bolsa de Grupos selecionados para os ‘showcases’ do OuTonalidades, circuito português de música ao vivo, que vai decorrer durante o Congresso de Bastidores.
O Congresso de Bastidores 2024 é um evento organizado pela associação cultural d’Orfeu, em coprodução com o Município de Águeda, que convoca artistas, programadores, estudantes e outros profissionais das artes.
Vão ser “dois intensos dias de propostas à volta de quatro frentes: Palcos, Palavras, Ofícios e Negócios”, antevêm os organizadores, no comunicado hoje divulgado.
O programa deste evento dirigido a profissionais e estudantes da área da cultura, inclui um total de dez “’showcases’ OuTonalidades”, além de quatro ‘workshops’, uma “Clínica da Performance”, um espaço de ‘networking’ e quatro profissionais convidados para uma Conversa de Bastidores moderada pela Antena 3.
O painel de convidados desta Conversa tem já confirmados o músico Luca Argel, a produtora Sandra Faria, Miguel Carretas da Audiogest – Associação para a Gestão e Distribuição de Direitos e o escritor Carlos Tê, autor da letra de “Chico Fininho”, que manteve uma parceria de anos com Rui Veloso.
Carlos Tê será também o orientador do ‘workshop’ sobre escrita de canções, “Escrever canções com o seu Tê”, enquanto o de teatro será abordado pelo ator e encenador Ricardo Neves-Neves, com o propósito de “Tratar o palco por tu”.
A produção de videoclips – “A minha música dava um videoclip” – conta com o realizador Vasco Mendes, que já trabalhou com músicos como os Clã e Capicua.
Haverá ainda um ‘workshop’ para mostrar como “Descomplicar uma candidatura ao Europa Criativa”, orientado por Sara Machado, da Europa Criativa.
O programa integral está disponível no ‘site’ da associação D’Orfeu, dorfeu.pt.