Na reunião do executivo da Câmara Municipal de Águeda, que está neste momento a decortrer (15:08 dia 20 de fevereiro) o presidente Jorge Almeida destacou a entrega de quatro viaturas às Unidades de Saúde Familiar, ocorrida ontem, no âmbito de um programa do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O município de Águeda foi um dos poucos no país a conseguir quatro viaturas, reforçando o compromisso com os cuidados de saúde locais.
O presidente também mencionou as obras já realizadas em unidades de saúde, salientando que o financiamento do PRR para o Centro de Saúde de Barrô só foi possível devido à proatividade do município. Além disso, será iniciado o processo de adaptação do edifício para a nova Unidade de Saúde Familiar da Mourisca.
Jorge Almeida enfatizou que há obras em praticamente todo o concelho, muitas delas aguardadas há muito tempo. Reforçou ainda que a dinâmica do município não se resume apenas a eventos festivos.
Durante a intervenção do público, foi questionado sobre o início das obras de asfaltamento e manutenção na zona da Calouste Gulbenkian, além de críticas à falta de cuidado na parte alta da cidade e pedidos para evitar estacionamentos em cima dos passeios.
Em resposta, o presidente explicou que, no âmbito das melhorias de mobilidade em Águeda, foram necessárias intervenções nos passeios e calçadas, mas que o clima invernal tem dificultado os trabalhos. Informou que uma grande obra na Escola Secundária de Adolfo Portela ocorrerá em breve e que todas as alterações serão coordenadas para evitar retrabalho: “Não adianta fazer agora para depois desfazer.”
Jorge Almeida aproveitou ainda para reforçar a importância da cidadania, alertando que o esforço e o cuidado devem ser de todos. “É impossível a Câmara fazer um trabalho total se não houver a colaboração de todos. Ninguém tem o direito de fazer o que quer sem ter respeito pelos outros.”