A ABIMOTA – Associação Nacional das Indústrias das Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Atividades Complementares dos Setores Representados – organiza no próximo dia 19 de março, às 9h, uma reunião via TEAMS para debater as Mini Agendas Mobilizadoras, um novo instrumento de apoio ao investimento em inovação no âmbito do Portugal 2030, com uma dotação inicial de 149 milhões de euros.
A iniciativa pretende proporcionar às empresas uma plataforma para a preparação de candidaturas a apoios financeiros não reembolsáveis (subvenções). As Mini Agendas representam uma versão simplificada das tradicionais Agendas Mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tornando os projetos mais acessíveis e flexíveis.
O encontro abordará oportunidades estratégicas para empresas focadas em investigação, desenvolvimento e inovação produtiva.
Mini Agendas: uma oportunidade para a reindustrialização
Gil Nadais, secretário-geral da ABIMOTA, destaca a relevância desta iniciativa:
“As Mini Agendas representam uma oportunidade única para as empresas portuguesas avançarem na inovação e competitividade. Trata-se de uma medida estratégica que vai ao encontro das necessidades das empresas, especialmente das pequenas e médias, essenciais para a dinamização da economia. Com um apoio financeiro significativo, estamos a criar um ambiente mais favorável à implementação de soluções inovadoras, cruciais para a reindustrialização do país.”
O lançamento desta reunião surge na sequência do sucesso da Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial do Setor das Duas Rodas (AM2R), cofinanciada pelo PRR. Este projeto visa consolidar Portugal como líder europeu na produção de bicicletas, ligando empresas ao sistema científico e tecnológico, promovendo a investigação, desenvolvimento e inovação. Atualmente, a AM2R regista uma taxa de execução de 60%, consolidando-se como um caso de sucesso.
Quem pode candidatar-se?
As pequenas e médias empresas (PME) e as small mid-caps são elegíveis para os apoios. Grandes empresas também podem candidatar-se, desde que em consórcio com PME. Além disso, entidades do sistema de investigação e inovação (ENESII) podem associar-se a estes consórcios.
Regiões abrangidas e candidaturas
O concurso destina-se às regiões Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve (NUTS II do Continente), com candidaturas abertas até 30 de maio, através do Balcão dos Fundos.
Os interessados em participar na reunião podem registar-se aqui.