As Festas em Honra de Nossa Senhora da Graça, em Assequins, decorrem de 20 a 25 de abril, mas a tradição destes festejos populares, também conhecidos como a “Festa do Pau” iniciam amanhã à tarde, a partir das 15h30, com o arrancar do pau que está erguido no centro do Largo da Capela.
Estas festas – com uma tradição única, antiga e característica deste lugar – vão decorrer este ano, numa praça totalmente renovada, numa obra realizada pelo Município de Águeda.
Ao final da tarde de hoje, Jorge Almeida e Edson Santos, Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, respetivamente, e Nuno Cardoso, Presidente da União de Freguesias de Águeda e Borralha, acompanharam a Comissão de Festas numa visita ao espaço, constatando que tudo está pronto para receber estas festas populares.
É tradição que o pau, que é levantado no centro da praça, seja trocado de dois em dois anos. Diz a lenda que o pau terá de ser de pinheiro, o mais alto existente no lugar. A população junta-se para cavar um o terreno em volta do pau, colocam cordas em volta do grande tronco e começam a fazer cair, tão suave quanto possível, este pau que ali esteve nos dois anos anteriores.
Após a retirada, o pau é leiloado, num processo animado que cativa e cujos fundos revertem para a comissão de festas.
No domingo, pela meia-noite, chegará à praça, numa carroça de vacas, o novo pau que será levantado e reposto no lugar do antigo na segunda-feira, à tarde. Diz a tradição que o pau tem que ser roubado e que era promessa feita pelos mancebos que iam para a tropa.
O pinheiro é todo coberto com ramada, leva uma bandeira na ponta e tem de ser erguido até ficar direito, no largo da capela.
O levantamento do pau será acompanhado pela Banda Castanheirense, na segunda-feira, após a procissão. As festas continuam até dia 25 de abril, com muita música popular e tradicional portuguesa, sendo de destacar o Festival de Folclore (dia 25, a partir das 15h30).