A Câmara Municipal de Águeda vai reunir-se a 8 de maio de 2025, na sua 9.ª sessão do ano, para discutir um conjunto de propostas centradas em áreas como obras municipais, urbanismo, planeamento, apoio ao desporto e isenções de taxas para eventos culturais.
Na área das obras municipais, será analisado o auto de vistoria geral referente aos arranjos exteriores do edifício da Junta de Freguesia e Unidade de Saúde de Travassô, bem como a ratificação da prorrogação de prazo para propostas relativas ao Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga.
O setor do urbanismo dominará grande parte da reunião, com seis propostas que incluem a dispensa da dotação de estacionamento em três processos distintos, a aceitação da altura de edificação até 22 metros no lote 13N1 do Parque Empresarial do Casarão, e a conversão para direito de propriedade do lote 7A do mesmo parque.
Em termos de cultura e desporto, será votada a atribuição de um apoio ao GICA – Ginásio Clube de Águeda, para permitir a sua participação em três competições internacionais de basquetebol.
Destacam-se ainda a abertura de um procedimento concursal para 21 novos postos de trabalho previstos no mapa de pessoal para 2025 e dois pedidos de isenção de taxas de licença especial de ruído, apresentados pelo Grupo de Danças e Cantares de Vale Domingos e pelo Águeda Action Club – ACTIB.
Por fim, será discutida a revogação de uma deliberação anterior e a aprovação de um novo acordo de cooperação para a criação e relocalização de apeadeiros na Linha do Vouga, proposta com implicações na mobilidade regional.