Na abertura da reunião do executivo municipal de Águeda, realizada esta qinta-feira na Biblioteca Municipal Manuel Alegre, o presidente da Câmara, Jorge Almeida, destacou quatro temas centrais que marcam a atualidade no concelho.
Começou por salientar o apoio que tem sido prestado aos muitos peregrinos que atravessam o território aguedense nesta altura do ano, rumo ao Santuário de Fátima. O autarca enalteceu o papel das instituições locais que, em articulação com a autarquia, garantem cuidados, apoio logístico e hospitalidade aos caminheiros.
No plano das infraestruturas, Jorge Almeida revelou que o concurso público lançado para a construção da nova unidade de saúde de Barrô ficou deserto, uma vez que não foram apresentadas propostas. Face a este desfecho, será lançado um novo procedimento, desta vez com um valor base mais elevado, com o objetivo de garantir a viabilidade da empreitada.
O presidente da autarquia referiu também que o concurso relativo à requalificação do Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga contou com duas propostas, estando agora em curso a fase de avaliação técnica e financeira das mesmas.
Por fim, Jorge Almeida destacou o desempenho do tecido empresarial do concelho, congratulando as 132 empresas de Águeda que foram distinguidas com o estatuto PME Líder. Este reconhecimento, segundo o autarca, “é um sinal claro da dinâmica e resiliência das empresas aguedenses, mesmo em contextos exigentes e de mudança”.