- publicidade -
- publicidade -

Tondela é campeão da II Liga e regressa à elite do futebol português. Alverca também sobe. Vizela segue para o playoff

O Tondela sagrou-se esta sexta-feira, 16 de maio, campeão da II Liga, garantindo a subida direta à I Liga, três anos após a despromoção. Também o Alverca assegurou um lugar no principal escalão do futebol português, 21 anos depois da última presença. Já o Vizela, apesar da vitória na Madeira, terá de disputar o playoff de acesso com o 16.º classificado da I Liga.

A última jornada da II Liga foi marcada por intensas emoções e constantes reviravoltas. O Tondela, que liderava à entrada para esta ronda, viu a sua posição em risco durante vários momentos do jogo frente ao União de Leiria. A incerteza prolongou-se até aos minutos finais, com o golo decisivo de Miro aos 83 minutos a garantir a vantagem beirã. Pouco depois, Roberto confirmou a vitória por 0-2, selando o título e o regresso à I Liga.

A equipa treinada por Luis Pinto beneficiou de uma primeira volta quase imaculada, que permitiu gerir com maior margem os momentos de maior pressão nesta fase final da temporada.

No Ribatejo, a festa foi ainda mais efusiva. O Alverca bateu o Portimonense por 2-1 e está de regresso ao principal escalão do futebol nacional, onde não marcava presença desde a época 2003/04. A expulsão de Alemão logo nos primeiros minutos facilitou a tarefa da equipa orientada por Vasco Botelho da Costa. David Bruno inaugurou o marcador aos 15 minutos e Fernando Varela ampliou aos 63′. Kelechi ainda reduziu para os algarvios, mas o resultado manteve-se até ao apito final.

Com este desfecho, o Portimonense, já despromovido, encerrou da pior forma a sua época, enquanto o Alverca celebra o culminar de um percurso consistente e ambicioso, que contou com a presença do antigo dirigente benfiquista Luís Filipe Vieira nas bancadas.

Em sentido contrário, o Vizela venceu o Marítimo no Funchal por 1-2, mas não evitou o playoff. Ibrahima abriu o marcador para os insulares aos 12 minutos, mas um autogolo de Afonso Freitas (45+1’) e um penálti convertido por Morschel (71’) deram a volta ao resultado. A equipa minhota irá agora defrontar o antepenúltimo classificado da I Liga – ainda por determinar – num derradeiro confronto pelo último bilhete para a temporada 2025/26 do principal campeonato português.

Resultados da 34.ª Jornada:

  • União de Leiria 0-2 Tondela
  • Alverca 2-1 Portimonense
  • Marítimo 1-2 Vizela

Equipas promovidas diretamente à I Liga:

  • Tondela (Campeão)
  • Alverca

Equipa no playoff:

  • Vizela

Antevisão do playoff:

O Vizela enfrentará o 16.º classificado da I Liga, num embate a duas mãos com tudo em aberto. A identidade do adversário será conhecida no sábado, quando se disputar a última jornada do principal campeonato nacional.

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Agueda Municipality
nublado
13.6 ° C
13.6 °
13.6 °
72 %
2kmh
96 %
Sáb
27 °
Dom
25 °
Seg
20 °
Ter
24 °
Qua
27 °
- publicidade -