A freguesia de Travassô recebe este sábado, dia 30 de março, a festa da “Queima do Judas”. Esta tradição simboliza a “expiação dos males e purificação através do fogo”. A festa é também marcada por uma expressão satírica dos locais, abrindo assim espaço para muita diversão e brincadeira.
Com a chegada do “Sábado de Aleluia” as ruas de Travassô estarão iluminadas por inúmeras tochas, sendo “Judas” colocado em praça pública. Posteriormente “Judas” é queimado, como forma de libertação e renovação. Durante a festa é normal encontrar sátiras e criticas sociais, “representadas por personagens caricatas e performances teatrais”. Esta é uma forma lúdica e divertida dos locais se expressarem.
Se é do concelho de Águeda ou está por Águeda não hesite em participar neste momento único e vivencie assim uma das muitas tradições enraizadas na história do concelho aguedense. A Comissão da “Queima do Judas” promete muitas encenações teatrais e um incrível fogo de artifício.
A Comissão agradeceu ainda o apoio das várias entidades que permitem manter viva esta tradição, que tão bem representa Travassô e tanta gente trás a Travassô e ao concelho. O evento é também apoiado pela Câmara Municipal de Águeda e pela União de Freguesias de Travassõ e Óis da Ribeira.