A hora legal voltará a mudar para o regime de inverno a 27 de outubro.
Estamos em contagem decrescente para dizer ‘olá’ ao horário de verão. E não temos de esperar muito mais. Portugal continental e as regiões autónomas da Madeira e dos Açores vão adiantar os relógios uma hora na madrugada deste domingo, 31 de março.
E é assim que se ‘processa’: Em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios deverão ser adiantados uma hora quando for 01h00, passando a ser 2h00.
Já na Região Autónoma dos Açores, a alteração será feita às 00h00, mudando para a 1h00.
A hora legal voltará a mudar em 27 de outubro – data em que regressaremos para o regime de inverno.
Recorde-se que o atual regime de mudança da hora na União Europeia é regulado por uma diretiva que determina que todos os anos os relógios sejam adiantados e atrasados uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro, marcando o início e o fim da hora de verão, respetivamente.
Em março de 2019, o Parlamento Europeu aprovou, sob proposta da Comissão Europeia, o fim da mudança da hora nos Estados-Membros da União Europeia, defendendo a entrada em vigor da medida em 2021. Contudo, a adoção da medida no espaço comunitário dependia de uma tomada de posição, que está por haver, do Conselho da União Europeia, instância de decisão onde estão representados todos os Estados-Membros, e também dos países.
Portugal defende o atual regime, com uma hora de verão e com uma hora de inverno.