Na manhã quente da passada sexta-feira, dia 5 de julho, arrancaram as Jornadas de Voluntariado com os “Guardiões do Cabeço Santo 2024”. Esta iniciativa, que conta com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) no âmbito do programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, marca uma nova abordagem na forma de cuidar e regenerar o meio ambiente.
O evento deste ano também beneficiou do apoio da União de Freguesias de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão, que disponibilizou o transporte necessário para os voluntários.
Em 2024, o foco está na Sintropia, uma metodologia inovadora que promove a regeneração da Natureza e do ser humano. A escolha de realizar as atividades à sombra permitiu um ambiente propício para reflexão e intervenção. Esta mudança de perspetiva foi uma surpresa para alguns voluntários veteranos, especialmente na abordagem às acácias e aos terrenos anteriormente considerados “sujos”. No entanto, a maioria dos participantes, já familiarizados com a Natureza, começou a entender e a apreciar esta nova metodologia.
As atividades iniciais incluíram a criação de ninhos à volta das pequenas árvores germinadas espontaneamente. Utilizando recursos disponíveis no local, como paus amontoados para delimitar os ninhos e assinalar as pequenas árvores com estacas, os voluntários também adicionaram matéria orgânica para proteger e enriquecer o solo. Esta prática reflete a aprendizagem coletiva de que todos os seres vivos são partes integrativas da Teia da Vida, da qual a humanidade faz parte.
Para mais informações sobre o projeto, os interessados podem contactar através do e-mail: cabsanto@gmail.com.
As Jornadas de Voluntariado com os “Guardiões do Cabeço Santo 2024” representam um passo significativo na consciencialização e ação ambiental, promovendo uma interação mais harmoniosa e sustentável com o nosso ecossistema.