A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população referente ao aumento significativo do risco de incêndios rurais, válido para os próximos dias. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se um período de tempo quente e seco, com temperaturas máximas em subida e níveis de humidade relativa do ar abaixo de 30%, especialmente durante a tarde. Estas condições, aliadas a ventos fortes nas terras altas, aumentam o perigo de incêndio em várias regiões do país, incluindo o interior Norte e Centro, Alto Alentejo e Algarve.
Face a este cenário, a ANEPC reforça a importância da adoção de medidas preventivas, lembrando que é proibido realizar queimadas extensivas, queima de amontoados, utilização de fogo para confeção de alimentos em espaços rurais (exceto em locais autorizados) e o uso de máquinas que possam gerar faíscas ou calor, como motosserras e motorroçadoras.
As autoridades apelam à população para ajustar comportamentos, adotando precauções que ajudem a prevenir a propagação de incêndios. É recomendada a consulta das previsões meteorológicas e do perigo de incêndio nos portais do IPMA e do ICNF, ou junto dos serviços municipais de proteção civil.