O município de Águeda foi duramente afetado por um incêndio de grandes proporções, que devastou várias áreas e deixou um rasto de destruição. Nas últimas semanas, a situação tornou-se crítica, com várias frentes de fogo a ameaçarem habitações e terrenos, levando as autoridades locais a mobilizar todos os recursos disponíveis para o combate às chamas.
Em resposta ao devastador incêndio, o presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida, emitiu uma mensagem de agradecimento e solidariedade, reconhecendo o esforço heroico de todos os envolvidos no combate às chamas, desde bombeiros, forças de segurança e voluntários, até às equipas de proteção civil e habitantes que, direta ou indiretamente, prestaram auxílio. O presidente destacou também o impacto emocional que este evento trouxe para a comunidade e apelou à resiliência de todos para reconstruir o que foi destruído.
A mensagem completa de Jorge Almeida
“Fomos assolados, nos últimos dias, por um incêndio de grandes proporções que nos colocou todos à prova. É sempre com um aperto imenso no coração que vemos a nossa comunidade ser atingida desta forma por uma força tão devastadora como o é o fogo.
Expresso o meu mais profundo agradecimento, em meu nome pessoal e da Câmara Municipal de Águeda, a todos aqueles que, de forma incansável e corajosa, combateram os fogos que fustigaram o nosso concelho e que causaram um rasto de destruição, com um impacto humano e ambiental enormes.
Um reconhecimento público pela bravura, empenho e dedicação dos bombeiros, da GNR, das equipas de socorro, das nossas Unidades Locais de Proteção Civil, dos serviços municipais, dos presidentes das Juntas e Uniões de Freguesia e suas equipas, dos muitos voluntários e de todos os que trabalharam incansavelmente para combater as chamas e salvaguardar pessoas e bens.
Uma palavra de gratidão e respeito por todos aqueles que, num cenário complexo de incêndios em várias frentes, de forma direta ou indireta, arriscaram a sua vida para proteger as populações e se mobilizaram para ajudar os outros.
A minha solidariedade para com todas as pessoas, famílias, empresas afetados por este incêndio. Vivemos, nestes dias, momentos muito difíceis e, numa fase inicial, sem os meios necessários para acudir a todas as populações que, numa situação angustiante, pediam ajuda e para as quais não foi humanamente possível chegar em tempo útil.
As características do incêndio, o vento forte e com ignições em vários lados e ao mesmo tempo, tornaram impossível o socorro atempado às populações que se sentiram, em algumas povoações do concelho, desapoiadas e desacompanhadas neste momento de aflição. A minha solidariedade vai inteiramente para elas.
Nestes dias difíceis como os que vivemos, a sociedade também mostra o que de melhor tem, o seu espírito de solidariedade e de generosidade. Não posso esquecer todos os que apoiaram, contribuíram com recursos e donativos, as nossas forças de combate e a todos os que, mesmo à distância, manifestaram a sua solidariedade para com o povo aguedense.
Apesar de a cicatriz deixada pelos incêndios ainda estar bem presente, acreditamos na renovação da esperança, na capacidade de lutar e na resiliência dos nossos cidadãos para reerguer e reconstruir. Juntos, vamos conseguir.
Jorge Almeida
Presidente da Câmara Municipal de Águeda”
O presidente conclui a sua mensagem com um apelo à união e à renovação da esperança para que, juntos, a comunidade consiga superar os desafios impostos pelos trágicos acontecimentos dos últimos dias.