Durante o 52º Ralicross de Sever do Vouga, realizado nos dias 28 e 29 de setembro de 2024, no circuito do Alto do Roçário, o Vouga Sport Clube prestou uma emocionante homenagem aos Bombeiros Voluntários de Sever do Vouga, à Associação Humanitária de Talhadas, à GNR, à Proteção Civil e a todas as entidades envolvidas no combate aos devastadores incêndios que recentemente atingiram o concelho e a região.
Num gesto de reconhecimento público, o clube destacou o trabalho incansável, a coragem e a dedicação de todos os que estiveram na linha da frente do combate às chamas, arriscando suas vidas para garantir a segurança da população. A atuação heróica dos bombeiros e outras entidades foi apontada como um exemplo para toda a comunidade, num momento em que a região enfrentou uma das piores tragédias naturais dos últimos tempos.
“Queremos reconhecer o trabalho incansável que realizam, em circunstâncias sempre muito difíceis, e agradecer por estarem sempre presentes, garantindo que a nossa vida em sociedade, e o nosso desporto, possam florescer com segurança”, afirmou o Vouga Sport Clube em comunicado oficial.
Durante o evento desportivo, além da competição acirrada e das emoções em pista, o clima de solidariedade e gratidão marcou a ocasião, reforçando a união entre os desportistas, autoridades e civis. O clube dedicou a vitória e o pódio desta edição aos verdadeiros heróis que protegeram a comunidade, sublinhando que o triunfo no desporto também pertence a eles.
A homenagem foi uma demonstração do respeito e apreço que o desporto e a sociedade local nutrem por aqueles que, com grande bravura, enfrentaram os incêndios que devastaram a região, mantendo a esperança e a segurança em tempos de grande adversidade.
O 52º Ralicross de Sever do Vouga, além de uma competição de sucesso, ficará marcado na história pelo reconhecimento da dedicação e empenho dos que lutaram para que o concelho possa seguir em frente.