O 42º Congresso Nacional do PSD, realizado no último fim de semana em Braga, destacou-se pela significativa representação do distrito de Aveiro nos órgãos nacionais do partido. Além do líder Luís Montenegro, quatro elementos do distrito integram o Conselho Nacional e outros estão distribuídos pela Comissão de Auditoria Financeira, o Conselho de Jurisdição Nacional e a Secretaria-Geral do PSD.
Entre os destaques está a continuidade de Almiro Moreira na liderança da Comissão de Auditoria Financeira, e de Ulisses Pereira como vogal do Conselho de Jurisdição Nacional. No Conselho Nacional, foram eleitos Carlos Seixas, Luís Bastos, Adriana Rodrigues e Simão Santana, enquanto Paulo Cavaleiro mantém o cargo de secretário-geral adjunto.
Silvério Regalado, vice-presidente da Distrital do PSD de Aveiro, apresentou a moção “Criar Valor – Por Portugal e pelo Distrito de Aveiro”, que define como principais metas para o mandato 2024-2026 o sucesso nas próximas eleições autárquicas e o apoio às ações governativas, com particular atenção ao distrito de Aveiro.
Regalado reforçou que, apesar de o distrito ser um dos maiores contribuintes para o PIB nacional, o retorno em investimentos não corresponde à sua importância. Destacou áreas prioritárias para o desenvolvimento da região, como acessibilidades e transportes, combate à erosão costeira, infraestruturas públicas e habitação.