A Deputada Susana Correia, eleita do Partido Socialista pelo círculo eleitoral de Aveiro, aproveitou o debate na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2025 para questionar o Ministro das Infraestruturas e da Habitação sobre a requalificação e modernização da Rede Ferroviária Nacional, designadamente sobre as novas decisões que estão tomadas para Linha do Vouga.
Susana Correia recordou que o Plano Ferroviário Nacional (PFN) inclui uma clara aposta na Linha do Vouga, que resultado do trabalho do anterior Governo e do então Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, com objetivos claros e conhecidos de todos.
De referir que o PFN prevê a ligação da Linha do Vouga à linha do Norte em Espinho; integrar aquela linha ferroviária na rede de serviços suburbanos do Sistema Metropolitano que inclui Aveiro e o Porto; e sugere que o serviço nas extremidades deve aproximar-se de um serviço suburbano, com horários cadenciados e várias circulações por hora em ambos os sentidos para facilitar a ligação aos comboios de via larga em Espinho e Aveiro.
Naquela interpelação, a deputada socialista apontou que neste momento o que eram objetivos claros e decisões já tomadas, vertidas no PFN, passaram a declarações opacas e decisões desconhecidas, “o que ouvimos dizer”, “está tudo em aberto”, “sem adiantar mais detalhes”.
A preocupação foi apresentada ao Ministro, porque o PS está convicto de que “corremos o risco de levantar os carris e, tal como aconteceu com grande parte da rede de via estreita em Portugal, nunca mais serem colocados novos”. Susana Correia recordou que foi o Governo PSD/CDS que se propôs o encerramento daquela linha, no então designado “Plano estratégico de Transportes” de 2011.
À pergunta, o Ministro das Infraestruturas e da Habitação respondeu que estão a desenvolver estudos para prosseguir com a ligação à linha do Norte, sem adiantar mais qualquer informação concreta de prazos ou mudanças das decisões já tomadas, persistindo na total opacidade e ambiguidade que a AD tem mantido sobre este assunto.