Um homem de 62 anos foi colocado em prisão preventiva após ser detido pela GNR, sob suspeita de ameaçar de morte a ex-namorada, de 54 anos, no concelho de Vale de Cambra, distrito de Aveiro. O suspeito encontra-se agora detido enquanto aguarda o desenrolar do processo, segundo informações divulgadas hoje pela GNR.
A detenção ocorreu na passada quinta-feira, no âmbito de uma investigação de violência doméstica conduzida pela Guarda Nacional Republicana. De acordo com os investigadores, o homem terá proferido várias ameaças de morte contra a vítima, gerando-lhe um sentimento de medo e instabilidade emocional.
No mesmo dia, o suspeito foi presente ao Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira, que decidiu aplicar a medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva, para garantir a proteção da vítima e o bom andamento do processo.
Durante a operação de detenção, as autoridades executaram também um mandado de busca domiciliária, que resultou na apreensão de uma arma de fogo, duas reproduções de arma para fins recreativos, uma réplica de arma de fogo, 47 munições de alarme e 16 munições. Este material, agora sob custódia da GNR, representa uma evidência adicional de potencial perigo e agravou as suspeitas de comportamento violento do detido.
O caso destaca mais uma vez a importância do combate à violência doméstica e das medidas de proteção aplicadas pelo sistema judicial para garantir a segurança das vítimas.