No próximo sábado, dia 7 de dezembro, o Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda será palco do Seminário “Valores Naturais para o Ordenamento e Resiliência do Território”. O evento, organizado pela Associação Florestal do Baixo Vouga (AFBV) no âmbito das comemorações do seu 25.º aniversário, pretende debater a importância dos recursos naturais no ordenamento e desenvolvimento sustentável do território.
O seminário terá início às 09h30 com uma receção e momento musical. A sessão de abertura contará com intervenções de José Francisco Silva, presidente da AFBV, e Jorge Almeida, presidente da Câmara Municipal de Águeda.
Entre os destaques do programa está a intervenção de Manuela Raposo Magalhães, professora do Instituto Superior de Agronomia, que abordará “A importância da estrutura ecológica na resiliência do território”. Às 10h40, terá lugar uma mesa-redonda dedicada às “Oportunidades para promover e implementar os valores naturais”, que contará com a participação de Jorge Almeida, Domingos Patacho (Quercus), Paula Maia (Universidade de Aveiro), Gil Nadais (Abimota) e Luís Sarabando (AFBV).
O evento inclui ainda um debate às 11h45 e, após o almoço, uma visita de campo ao Projeto Cabeço Santo, em Belazaima do Chão, Águeda, um exemplo de restauração ecológica apresentado ao público.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória, que pode ser feita através do telefone 234 524 056 ou do e-mail geral@afbaixovouga.pt. Este seminário representa uma oportunidade única para explorar como os valores naturais podem contribuir para um território mais resiliente e sustentável.