A Academia Vale de Futebol Vale Domingos realizou na última sexta-feira, dia 15 de dezembro, o seu 1º Jantar de Natal. O evento decorreu na residencial/restaurante Lousinhas em Águeda. Para além da estrutura da academia, esteve presente o diretor do departamento de inovação do Sporting Clube de Braga, Nárciso Moreira. Em conversa com o Notícias de Águeda.
A boa disposição de todos os presentes foi uma constante. No final da noite para além da oferta de lembranças por parte do SC Braga à Academia de Futebol de Vale Domingos, falaram Ricardo Pereira, Jorginho e Nárciso Moreira.
Ricardo Pereira, presidente da Academia de Futebol Vale Domingos, e Nárciso Moreira fizeram um balanço e contextualização do projeto até ao momento.
Este é um projeto que tem origem num diagnóstico social onde Ricardo Pereira andava à procura de um projeto desportivo. Foi conseguido junto do IPDJ, Instituto Português do Desporto e Juventude, e do Governo nacional um apoio monetário para avançar com o projeto. O futebol acabou por ser uma escolha natural, tendo em conta a “a falange de meninos que este desporto atrai”, segundo Ricardo Pereira.
Seguiram-se deslocações ao Sporting Clube de Portugal e ao Sport Lisboa e Benfica, no intuito de arranjar um parceiro. Para além destes dois grandes do futebol português também o FC Porto demonstrou interesse, porém Ricardo Pereira tinha a crença que o Sporting Clube de Braga seria o parceiro ideal e decidiu reunir com o clube minhoto. A simplicidade e o humanismo demonstrados pelos guerreiros do Minho no primeiro encontro reforçaram a crença do presidente da Academia de Futebol de Vale Domingos. O projeto é posteriormente oficializado em meados de junho, nascendo assim a Academia de Futebol de Vale Domingos.
Para além da parceria com o Sporting Clube de Braga, a academia do Concelho de Águeda acredita que a novidade do projeto e o foco único na formação, derivado de não possuírem séniores, são pontos fortes de atração para os mais jovens. Para Ricardo Pereira a Academia de Vale Domingos veio preencher um espaço que havia, apesar do número de clubes já existentes no conselho, dando uma oferta diferente e mais variada fruto da dinâmica que a parceria proporciona.
Nárciso Moreira, diretor do departamento de inovação do SC Braga, esclareceu que a parceria se insere no projeto “Guerreiros do futuro”. O objetivo do projeto passa por valorizar a marca Braga, numa primeira fase a norte. Os Bracarenses consideram Águeda uma zona com potencial e quando surgiu a Academia de Futebol Vale Domingos não hesitaram. Desde então foram criadas dinâmicas, tais como visitas à ” Pedreira” para assistir a jogos, treinos de observação e captação, para além da participação em torneios não só em nome da academia de futebol Vale Domingos e do SC Braga. O facto de ser um projeto novo não foi visto como uma fraqueza, mas “antes como uma mais valia”, afirmou Nárciso.
Ambas as partes fazem um balanço positivo até ao momento. O número de atletas aguedenses a serem observados e a treinarem integrados no SC Braga, para além do número de “adeptos aguedenses” a marcarem presença em Braga, são exemplo do sucesso desta parceria.