“Esta é uma das agendas a quem o sucesso já é reconhecido por muitos”. A afirmação é do secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis, na abertura da conferência promovida pela Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial do Setor das Duas Rodas (AM2R), “O futuro da mobilidade sustentável, de Portugal para o mundo”
“No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, as agendas mobilizadoras assumem um papel de relevo”, considerou o secretário de Estado, adiantando que o montante de dotação alocada às agendas “ascende a 13% do total do PRR” e que se estima “um investimento total de cerca de 7,7 mil milhões de euros”.
“A vossa vontade, determinação e trabalho são exemplo que nos faz acreditar que é possível a economia portuguesa crescer, reestruturar o tecido empresarial, criar valor e riqueza”, afirmou aquele membro do governo.
Pedro Araújo, da Polisport Plásticos, deu a conhecer a AM2R e destacou a importância do projeto Portugal Bike Value, criado pela ABIMOTA, “que tem sido um dos grandes pilares para o desenvolvimento da produção de bicicletas e acessórios em Portugal”.
Ana Reis, em representação do Comité Científico da AM2R, revelou números e resultados relacionados com a Investigação e Desenvolvimento (I&D) da agenda, incluindo o montante do investimento alocado/executado (cerca de 60%), e os indicadores científicos e tecnológicos alcançados (40% dos indicadores comprometidos).
Gil Nadais, secretário-geral da ABIMOTA, entidade gestora da agenda, deu a conhecer os resultados da AM2R, que apresenta até ao momento uma taxa de execução próxima dos 60%.
Nos dias 10 e 11 de dezembro, especialistas do setor das duas rodas discutem o futuro da mobilidade sustentável, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.
Sobre a AM2R
A AM2R é uma iniciativa que visa transformar o perfil produtivo nacional no setor das duas rodas, aumentando a competitividade, alcançando independência do mercado asiático e promovendo a criação de uma bicicleta 100% portuguesa.
A agenda apresenta até ao momento uma taxa de execução próxima dos 60%. É composta por 47 copromotores, incluindo 38 empresas, duas universidades, um instituto politécnico, cinco Centros Tecnológicos e de Inovação (CTIs) e uma associação, a ABIMOTA.
A AM2R é cofinanciada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e é liderada pela Polisport Plásticos, tendo como entidade gestora a ABIMOTA.
No âmbito desta agenda, serão criados 1114 postos de trabalho, dos quais 238 são qualificados. As vendas totais no pós-projeto estão estimadas em 336 milhões de euros, com uma taxa de exportações de 73%.
Agenda 11 de dezembro de 2024
09h30 – 11h00: “A Sustentabilidade: Desafios e Oportunidades no Setor das Duas Rodas”
11h00 – 11h30: Tour de Posters, Atribuição do Prémio Melhor Poster e Coffee Break
11h30 – 12h00: “Desafios da Digitalização e Logística”
12h00 – 12h30: Encerramento: “As Sinergias entre as ENESII e a Indústria”
A AM2R, liderada pela Polisport Plásticos, é uma iniciativa que visa transformar o perfil produtivo nacional no setor das duas rodas, aumentando a competitividade, alcançando independência do mercado asiático e promovendo a criação de uma bicicleta 100% portuguesa.
Para mais informações, visite o nosso site: www.am2r.pt