Uma embarcação de pesca, com sete tripulantes a bordo, afundou na madrugada desta quarta-feira no cais da Docapesca, em Aveiro. O incidente, que ocorreu por volta das 03h00, não causou vítimas, segundo informações da Autoridade Marítima Nacional (AMN).
O alerta foi recebido pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), que acionou de imediato elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Aveiro e da Patronia da Capitania do Porto de Aveiro. Também estiveram envolvidos no local Bombeiros Voluntários de Ílhavo e elementos do Porto de Aveiro.
À chegada das equipas de resgate, verificou-se que os sete tripulantes estavam bem fisicamente, sem necessidade de assistência médica. No entanto, a embarcação já se encontrava parcialmente submersa.
Para prevenir riscos ambientais, foi instalada uma barreira flutuante para conter potenciais derrames de material poluente. A AMN notificou o proprietário da embarcação para proceder à remoção do barco do local o mais rapidamente possível.
O Comando-local da Polícia Marítima de Aveiro assumiu a responsabilidade pela ocorrência, devendo agora apurar as causas do incidente e garantir a segurança da navegação na área.
Apesar do alívio por não haver feridos, o incidente chama a atenção para os riscos associados às operações portuárias e à manutenção das embarcações. As investigações deverão esclarecer se a entrada de água que levou ao afundamento teve origem numa falha estrutural, num acidente ou em condições adversas.
A operação de remoção da embarcação e mitigação de impactos ambientais continua em curso.