Há ainda a possibilidade de alguns aguaceiros, que a ocorrerem serão sob a forma de neve nas terras altas.
Se não aprecia o frio, as notícias não são as mais animadoras para a próxima semana, pois espera-se “uma massa de ar seco e muito frio” em Portugal continental. Além disso, prevê-se ainda precipitação moderada e possível queda de neve acima dos 1.000 metros, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Conforme comunicado pelo IPMA, o padrão meteorológico na próxima semana “será influenciado pela posição de um anticiclone nas ilhas britânicas e uma depressão em altitude, que irão gerar um fluxo de leste sobre o território continental, frio e seco, a partir de terça-feira, dia 9”.
Ao longo da semana, “ambos os sistemas deslocar-se-ão para leste, resultando num fluxo do quadrante oeste, que trará uma massa de ar mais amena e húmida”.
Após um fim de semana de tempo frio e seco, na segunda-feira, dia 8, o IPMA destaca que “teremos um sistema depressivo a atravessar o território, com precipitação moderada e possível queda de neve acima dos 1.000 metros”. A partir do dia 9, terça-feira, “verificar-se-á um fluxo de leste, transportando consigo uma massa de ar seco e muito frio”.
“A presença de uma depressão em altitude abre a possibilidade de alguns aguaceiros até sexta-feira, dia 12, que, se ocorrerem, serão sob a forma de neve nas áreas montanhosas. Durante as noites, prevê-se a formação de gelo ou geada, especialmente no interior Norte e Centro”, informa.
A partir do final do dia 12, “inicia-se uma mudança nas condições meteorológicas, com o fluxo a virar para o quadrante oeste e uma subida geral das temperaturas. Ao longo do fim de semana de 13 e 14, antecipa-se a ocorrência de precipitação em todo o território continental”.
No que diz respeito às temperaturas, a “mínima deverá ser inferior a 5°C até sexta-feira em quase todo o território, com exceção de alguns locais junto à costa”. Nas regiões do interior Norte e Centro, “as temperaturas mínimas serão mesmo negativas neste período, variando entre -5°C e -1°C”. A partir de sábado, dia 13, com o aumento das temperaturas, prevê-se “valores para o fim de semana entre -1°C e 5°C nas regiões do interior Norte e Centro, entre 5°C e 10°C na região Sul e entre 6°C e 12°C nas zonas litorais”.
A máxima, entre os dias 8 e 12 de janeiro, “deverá variar entre 2°C e 9°C nas regiões do interior Norte e Centro, entre 9°C e 14°C na região Sul, entre 10°C e 16°C na zona litoral Oeste e entre 12°C e 17°C na zona litoral Sul”. No fim de semana, “as temperaturas máximas deverão subir para valores entre 6°C e 12°C nas regiões do interior Norte e Centro, entre 12°C e 18°C na região Sul e entre 13°C e 18°C em toda a faixa costeira”.