O alerta lançado pela Associação dos Amigos do Cértima e Pateira na manhã de terça-feira, 29 de abril, teve uma resposta célere e eficaz por parte da Câmara Municipal de Águeda. Tal como confirmou o Notícias de Águeda, a situação reportada foi completamente resolvida nas horas seguintes pelos serviços municipais.
Recorde-se que a associação tinha denunciado a presença de detritos no leito do rio, num ponto sensível entre Barrô e Espinhel, e apelado a uma intervenção urgente para evitar impactos ambientais mais graves. A resposta do Município de Águeda não se fez esperar: ainda nesse mesmo dia, equipas técnicas foram enviadas ao local para avaliar a situação e iniciar os trabalhos de remoção dos resíduos.


De acordo com imagens a que o Notícias de Águeda teve acesso esta quarta-feira, 30 de abril, os serviços municipais procederam à limpeza e restabeleceram a normalidade na área em causa, garantindo a preservação do ecossistema local.
A pronta intervenção da autarquia, num espaço de pouco mais de 24 horas após o alerta inicial, reafirma, assim, o seu compromisso com a proteção dos recursos naturais e a rápida atuação sempre que se justifique.