- publicidade -
- publicidade -

Coenen e Adamo dominam Grande Prémio de Portugal de MXGP em Águeda

Belga e italiano venceram todas as mangas nas respetivas categorias; Governo destaca importância do evento para o turismo nacional

Lucas Coenen e Andrea Adamo assinaram atuações irrepreensíveis no Grande Prémio de Portugal de Motocross, realizado este fim de semana no Crossódromo Internacional de Águeda. Sob condições meteorológicas adversas, com muita chuva e lama, os dois pilotos da Red Bull KTM Factory Racing não só venceram nas suas categorias — MXGP e MX2 — como conquistaram todas as mangas e as respetivas corridas de qualificação.

Na classe principal, Coenen dominou de forma clara, liderando as duas corridas do início ao fim. Romain Febvre, da Kawasaki, foi o segundo classificado em ambas as mangas, seguido por Ruben Fernández, da Team HRC, que repetiu o terceiro lugar nas duas ocasiões. Com esta vitória, Coenen reforçou a terceira posição no campeonato, agora com 287 pontos. Febvre aumentou a vantagem sobre o ausente Tim Gajser, liderando com 330 pontos, mais 25 que o esloveno.

Já em MX2, Andrea Adamo impôs-se com igual autoridade. O italiano superou os seus principais rivais em ambas as corridas, com Simon Längenfelder e Sacha Coenen a completarem os pódios nas respetivas mangas. Kay de Wolf, líder do campeonato, foi terceiro em ambas. A classificação geral continua equilibrada, com De Wolf na frente com 328 pontos, apenas quatro a mais que Längenfelder. Adamo subiu para o terceiro lugar, com 318 pontos.

Os portugueses Luís Outeiro (MXGP) e Sandro Lobo (MX2), a competir como wild cards, não conseguiram qualificar-se para as corridas principais.

No Campeonato Europeu de Motocross, destaque para o letão Janis Reisulis, que venceu as duas mangas da classe EMX250 e consolidou a liderança no campeonato, agora com 176 pontos. Já em EMX125, Mano Faure brilhou com uma vitória clara na segunda manga e venceu a etapa portuguesa com 43 pontos. O português Gonçalo Cardoso terminou a segunda corrida na 19ª posição.

O evento contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que sublinhou a importância do MXGP de Águeda para a promoção internacional de Portugal. “O desporto é um parceiro fundamental na atração de turismo. O nível global deste evento pode catapultar Portugal para uma notoriedade cada vez maior”, afirmou o governante, elogiando ainda a hospitalidade portuguesa e a forma como o público respondeu às difíceis condições climatéricas.

O Grande Prémio foi organizado pelo Águeda Action Club (ACTIB), associação fundada em 2015 com larga experiência na organização de provas internacionais de motocross.

Fotos: José Coelho TVC/Notícias de Águeda

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Agueda Municipality
nuvens dispersas
13.4 ° C
13.4 °
13.4 °
91 %
0.3kmh
46 %
Seg
20 °
Ter
23 °
Qua
21 °
Qui
19 °
Sex
20 °
- publicidade -