- publicidade -
- publicidade -

Morre Teresa Costa Macedo, antiga secretária de Estado da Família e figura ímpar na defesa das causas familiares

Faleceu, aos 82 anos, Teresa Costa Macedo, antiga secretária de Estado da Família nos Governos de Francisco Sá Carneiro e Francisco Pinto Balsemão e, até à data, presidente da Confederação Nacional das Associações de Família (CNAF). A notícia da sua morte ocorreu na quinta-feira, 15 de maio, coincidindo com o Dia Internacional da Família, uma efeméride que tão bem simboliza a causa a que dedicou grande parte da sua vida.

Teresa Costa Macedo estava internada no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, onde viria a falecer na sequência de uma infeção pulmonar. Ao longo da sua carreira, distinguiu-se como uma das mais influentes vozes em defesa da família e do associativismo familiar em Portugal e na Europa.

Licenciada em Filosofia pela Universidade Clássica de Lisboa, destacou-se desde cedo na vida pública. Além dos cargos governativos que ocupou entre 1980 e 1983, foi vice-presidente da União Europeia Feminina e membro do Comité Económico e Social da União Europeia. No plano internacional, marcou presença no 1.º Sínodo da Família, em setembro de 1980, como a única representante de um governo mundial convidada a participar, facto que a projetaria para um papel de relevo no Vaticano, onde viria a ser confirmada como membro leigo português nos Dicastérios da Santa Sé, tanto por Bento XVI como pelo Papa Francisco.

A sua atividade estendeu-se à presidência da Mission Europa (Genebra), à vice-presidência do Conselho das Associações da Europa (Bruxelas) e do Observatório Mundial da Vida Associativa (Genebra), entre outras funções.

O seu percurso foi reconhecido com várias distinções honoríficas, incluindo a condecoração como Grande-Oficial da Ordem do Mérito (1992) e a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (2000). Em 1994, foi distinguida pela ONU com o título de IYF Patron pelo apoio ao programa das Nações Unidas no Ano Internacional da Família.

Em comunicado, a direção da CNAF expressou “grande pesar” pela perda da sua presidente e associada fundadora, salientando o seu “legado público em defesa do associativismo e das causas familiares incomparável”.

O corpo de Maria Teresa Sampaio da Costa Macedo esteve em câmara ardente na Basílica da Estrela, em Lisboa, e seguiu esta sexta-feira para Anadia. O funeral realiza-se este sábado, às 10h30, na Igreja Paroquial de Anadia, sendo o corpo posteriormente cremado no Crematório de Aveiro.

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Agueda Municipality
nuvens dispersas
24.5 ° C
24.5 °
24.5 °
50 %
3.9kmh
50 %
Sáb
25 °
Dom
21 °
Seg
21 °
Ter
23 °
Qua
25 °

Homem de 66 anos morre em violento acidente em Recardães

Um grave acidente rodoviário entre duas viaturas ligeiras provocou...

Homem morre em violento acidente em Recardães

Um acidente grave entre duas viaturas ligeiras provocou uma...

UD Mourisquense volta a ser reconhecido como Entidade Formadora 3 Estrelas pela FPF

A União Desportiva Mourisquense voltou a ser distinguida com...
- publicidade -