- publicidade -
- publicidade -

Câmara de Águeda dedica mês ao Ambiente

Estão previstos workshops, ações de sensibilização, atividades nas escolas do concelho de Águeda e o ponto alto será a inauguração do Centro de Interpretação do Rio.

A Câmara Municipal de Águeda promove, entre 22 de maio e 6 de junho, um conjunto alargado de atividades que têm como tema central o Ambiente e a sustentabilidade, que visam sensibilizar a população para as problemáticas relacionadas com o meio ambiente. Sob o mote “combater a poluição por plásticos”, a programação inclui workshops, ações de sensibilização, atividades nas escolas do concelho e culmina com a inauguração do novo Centro de Interpretação do Rio.

“O nosso território é rico em biodiversidade, paisagens naturais e recursos que merecem ser protegidos”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientando que as atividades que vão ser desenvolvidas durante este mês temático, reafirmam “o nosso compromisso com a sustentabilidade, a preservação da natureza e a construção de um futuro mais verde para todos”.

Convidando a população a ser parte ativa nesta missão, Edson Santos defende que “cuidar do ambiente é cuidar da saúde, da economia local, da qualidade de vida e das gerações futuras”.

Destinada a adultos e crianças de todas as idades, a programação preparada pelo Município de Águeda assinala os vários dias temáticos relacionados com o ambiente, como o Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio), Dia Mundial da Energia (29 de maio), Dia Mundial da Criança (1 de junho), Dia Mundial da Bicicleta (3 de junho) e Dia Mundial do Ambiente (5 de junho).

Estão previstas ações de sensibilização ambiental, associando caminhadas e recolha de resíduos ao longo dos percursos (dias 26 a 30 de maio), em parceria com o Centro Municipal de Marcha e Corrida, em todas as freguesias do concelho.

O “EcoLoop360º – Uma viagem pela sustentabilidade”, dinamizado pela ESTGA/UA, no dia 22 de maio, na EB Fernando Caldeira; e a receção da rota pelo clima, no dia 27 de maio, no Salão Nobre da Câmara Municipal são duas outras propostas para alertar para a problemática das alterações climáticas.

No âmbito da estratégia municipal de prevenção e segurança rodoviárias e de promoção da mobilidade suave, está ainda programada uma ação de sensibilização com a pintura de passadeiras. A ação, designada de “Pinta a Tua Passadeira” e que dá continuidade a um projeto iniciado em 2023 e que já permitiu pintar 24 passadeiras junto de outros estabelecimentos de ensino do concelho, será realizada junto à Escola Básica de Macinhata do Vouga.

Estão também agendadas duas visitas à Pateira de Fermentelos: uma no dia 27 de maio, pelo Jardim de Infância de Castanheira; e outra no dia 29 de maio, que promove uma descoberta da biodiversidade, pela EB Fernando Caldeira.

A eficiência energética motiva também um workshop para escolas, no Laboratório Vivo para a Descarbonização (LVpD) – Águeda Sm@rt City Lab, no dia 29 de maio.

Dia da Criança com atividades na rua

De realçar o Dia Mundial da Criança, dia 1 de junho, que será assinalado com várias ações durante todo o dia (10 às 17 horas, na Avenida Dr. Eugénio Ribeiro), trazendo para a rua diversas atividades desde gincanas de bicicletas, jogos tradicionais, ateliers ambientais, entre outros.

Destaque ainda para a presença do Creativity Bus – Fundação La Caixa, que vai estar “estacionado” na Praça 1.º de Maio, de 3 a 5 de junho, sendo que das 9h30 às 16 horas, será para grupos escolares (sujeito a agendamento, através do e-mail dv-as@cm-agueda.pt) e das 16 às 19 horas, de participação livre.

Neste mês dedicado ao ambiente e à sustentabilidade destaque ainda para o arranque da 4.ª edição do projeto “Escolas com Pedal”, que integra o programa municipal “Pedal in Águeda”. A ação arrancará no dia 3 de junho, Dia Mundial da Bicicleta, e será desenvolvida em todas as escolas do concelho.

No Parque Municipal de Alta Vila, dia 5 de junho e a propósito do Dia Mundial do Ambiente, está agendada a 3.ª edição do Roteiro pela Sustentabilidade e a inauguração de uma obra de arte urbana – da Rã-ibérica (construída a partir de plásticos recolhidos pelas escolas de Águeda), bem como da exposição sobre economia circular – com trabalhos elaborados pelas eco-escolas do concelho.

A terminar o Mês do Ambiente será feita a inauguração do Centro de Interpretação do Rio, localizado no antigo edifício do Centro de Canoagem, no dia 6 de junho. Após as obras de adaptação e reabilitação, o edifício abre ao público e neste dia especial está prevista uma visita interpretativa, atividades náuticas e muitas surpresas.

Refira-se que o grande objetivo deste espaço é difundir o rio, explorando tanto o património natural, a biodiversidade, os ecossistemas e os habitats presentes, como a riqueza cultural que lhe está associada, nomeadamente as tradições, os ofícios, engenhos, instrumentos e dinâmicas que se desenvolviam na bacia do Rio Águeda (e algumas que ainda ocorrem).

Programa completo em https://www.cm-agueda.pt/pages/1668.

Para mais informações e inscrições contactar a Divisão de Sustentabilidade, Turismo e Ação Climática, através do 234 180 197 ou e-mail dv-as@cm-agueda.pt.

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Agueda Municipality
nuvens quebradas
13.1 ° C
13.1 °
13.1 °
99 %
1.2kmh
80 %
Ter
23 °
Qua
25 °
Qui
27 °
Sex
26 °
Sáb
15 °
- publicidade -