Dois jovens, com 21 e 23 anos, foram detidos na noite de quinta-feira, após terem assaltado uma ourivesaria num centro comercial em Aveiro, utilizando uma arma branca, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP).
O crime teve lugar quando a funcionária da ourivesaria se encontrava sozinha no estabelecimento e foi surpreendida por dois indivíduos encapuzados, munidos de luvas. Um dos suspeitos ameaçou a vítima com uma faca, enquanto o outro quebrou os vidros das montras com um martelo, recolhendo imediatamente todos os objetos de valor ao seu alcance.
A funcionária conseguiu reagir de forma astuta ao perceber que um dos suspeitos também estava a recolher objetos e refugiou-se no escritório, acionando o botão de pânico e contactando de imediato o 112.
Os suspeitos empreenderam a fuga a pé, sendo perseguidos pelos seguranças do centro comercial, que não os perderam de vista, até serem intercetados pela polícia em estreita colaboração com os referidos seguranças, num parque de estacionamento próximo do local do crime. Neste momento, os suspeitos já se encontravam no interior de um veículo pronto para a fuga.
“A interceção ocorreu num parque de estacionamento próximo do local do crime, quando os suspeitos já se encontravam no interior de uma viatura pronta a encetar fuga”, explicou a PSP, acrescentando que, dado o “elevado grau de ameaça” do crime, os agentes “fizeram uso do nível de força estritamente necessário e proporcional”, recorrendo à força física, bastão, gás pimenta e arma de fogo legalmente definida, apenas contra a viatura de fuga, no intuito de a imobilizar.
Os agentes conseguiram impedir a fuga dos suspeitos, retirando-os da viatura e algemando-os “sem colocar em risco a sua própria segurança, a dos suspeitos ou de terceiros”. Os suspeitos foram posteriormente transportados para o hospital local devido a ferimentos ligeiros, enquanto um dos polícias também recebeu tratamento hospitalar devido a ferimentos numa das mãos.
Quanto aos danos causados na ourivesaria, foram consideráveis, incluindo a quebra de montras. Contudo, foi possível recuperar 38 relógios e nove peças de ourivesaria, avaliadas num total aproximado de 40 mil euros. A viatura dos suspeitos, que foi apreendida, sofreu danos devido aos disparos efetuados pelos agentes. Além disso, foram apreendidos uma arma branca, um martelo, um pé de cabra, dois gorros, um par de luvas e um saco utilizado para guardar os objetos furtados.