“A Noite” de José Saramago chega ao Centro de Artes de Águeda esta sexta-feira, dia 5 de abril. A peça está agendada para as 21h30, é para maiores de 12 anos e tem um custo de 8 e 10 euros. A obra tem direção artística de Paulo Sousa Costa e Pedro Matias. A cenografia é da responsabilidade de José Teles.
O enredo passa-se na redação de um jornal, situado em Lisboa, na noite anterior à Revolução dos Cravos. A “ação centra-se numa discussão entre Manuel Torres, um redator de província que defende a verdade jornalística, e o seu chefe de redação, Abílio Valadares, submisso à ditadura e à censura existentes em Portugal. Ao lado de Abílio Valadares está o diretor do jornal, Máximo Redondo”.
Manuel Torres não aceita ser manietado por terceiros e trava uma luta acesa com o seu chefe de redação, Abílio Valadares. Manuel conta com o apoio de Cláudia, uma jovem estagiária, e Jerônimo, linotipista e chefe do turno noturno. O conflito agrava-se quando surge a notícia de que poderá estar em curso uma revolução. O chefe não quer que a informação seja revelada, porém Manuel pretende confirmar os factos e caso se confirmem publicar na 1ª página.
Em palco estarão Diogo Morgado, Jorge Corrula, João Didelet, Elsa Galvão, Ricardo de Sá, Luís Pacheco, Henrique de Carvalho, Sara Cecília e João Redondo.