A partir de 1 de janeiro de 2025, as portagens deixarão de ser cobradas em dez troços de autoestradas em Portugal, numa iniciativa que representa um investimento estimado de 157 milhões de euros em 2025 e que poderá chegar a 1,5 mil milhões de euros até ao final das concessões.
Entre as autoestradas abrangidas por esta medida, destaca-se a A25 – Beiras Litoral e Alta, que liga a Gafanha da Nazaré, em Aveiro, a Vilar Formoso. Este é um troço particularmente relevante para a população do concelho de Águeda, que utiliza esta via para as suas deslocações, facilitando o acesso a várias regiões do país.
Além da A25, outras autoestradas incluídas na eliminação de portagens são:
A4 – Transmontana, entre Vila Real e Quintanilha, incluindo o Túnel do Marão;
A13 – Pinhal Interior, que liga Coimbra à Marateca, e A13-1, também conhecida como Radial de Coimbra;
A22 – Via do Infante, entre Lagos e Castro Marim;
A23 – Beira Interior, atravessando os distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Santarém, ligando Torres Novas à Guarda;
A24 – Interior Norte, entre Viseu e Chaves;
A28 – Minho, nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.
Esta medida visa aliviar os encargos dos utilizadores e dinamizar as economias regionais ao facilitar a mobilidade sem custos adicionais de portagem.