Os serviços do Posto Territorial da GNR de Oliveira do Bairro foram transferidos para os edifícios junto à antiga escola primária da cidade, enquanto decorrem as obras de reabilitação do quartel, revelou hoje a Câmara Municipal.
“A nova entrada para estes serviços é feita pela rua da Loureira, na entrada lateral da área em que se insere a antiga escola primária”, indicou, em comunicado, esta autarquia do distrito de Aveiro.
A Câmara de Oliveira do Bairro avançou, em outubro do ano passado, com obras de adaptação e reformulação do edifício do antigo jardim de infância e módulo prefabricado, junto à antiga escola primária da cidade, para receber provisoriamente os serviços da GNR, num investimento que rondou os 200 mil euros.
A transferência dos serviços da GNR vai possibilitar à Câmara Municipal de Oliveira do Bairro avançar com a empreitada de reabilitação do edifício e das instalações do posto territorial.
O investimento ronda 1,2 milhões de euros, a reembolsar posteriormente pela secretaria-geral do Ministério da Administração Interna, no âmbito de um contrato interadministrativo assinado há cerca de um ano.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Duarte Novo, há muito que as instalações do Posto Territorial da GNR “evidenciavam insuficiências operacionais e de conforto”.
“Com graves problemas de degradação a nível das suas infraestruturas, com humidade, infiltrações e deficiências nas canalizações, para além da evidente falta de condições de comodidade para os militares e civis”, destacou.
As obras de requalificação do Posto de GNR de Oliveira do Bairro, inaugurado em 1990, preveem uma remodelação completa do equipamento, com reformulação de áreas comuns, reestruturação dos serviços administrativos e criação de estacionamento.
O prazo de execução é de 18 meses.