Segunda-feira, Outubro 21, 2024

Projeto municipal leva crianças do concelho em “viagem virtual” pelos rios

Ação pedagógica e de sensibilização ambiental iniciou quinta-feira e prolonga-se por todo o ano letivo em todas as escolas do concelho

A Câmara Municipal de Águeda está a dinamizar um projeto de educação ambiental que proporciona aos alunos do 4.º ano das escolas do concelho uma “viagem virtual” pelo rio. E as crianças até podem personalizar um peixe e visualizá-lo na sala de aula. As sessões iniciaram na quinta-feira passada e prolongam-se até maio de 2025.

“Esta é uma ação que tem cativado a atenção das crianças e que procura ensinar, em ambiente divertido e com recurso a tecnologia, a importância da preservação dos nossos rios e das espécies autóctones que neles habitam”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, avançando que este ano está a ser feita uma aposta no formato 3D do projeto.

Esta iniciativa integra o programa “Rio de Todos”, que é dinamizado pelo Município de Águeda desde 2019, no âmbito do projeto LIFE Águeda e do Programa de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Ciência de Águeda, e já envolveu mais de 2 300 alunos do 5.º ano das escolas de todo o concelho. No presente ano letivo, o programa vai ser direcionado às turmas do 4.º ano e inclui, como auxiliar pedagógico, um novo equipamento, intitulado “Meu Rio”, que consiste num computador e um scanner que projetam o ambiente virtual de um rio na parede.

Após a explicação das principais vertentes, áreas de atuação e alguns resultados do projeto LIFE Águeda, os alunos são sensibilizados para os conjuntos de espécies existentes nos rios da região, como a enguia, o ruivaco, o sável, a truta ou o verdemã. Os técnicos municipais fazem uma explicação de algumas das características destes animais e é projetado o ambiente virtual do rio.

Cada aluno escolhe uma folha, que lhes permitirá personalizar até cinco peixes diferentes. Os alunos, através do scanner, poderão introduzir o “seu” peixe no rio, ficando o rio virtual habitado pelos peixes da turma.

O processo criativo e de desenvolvimento deste projeto 3D levou alguns meses a concretizar e tem como principal objetivo aproximar a imagem, o mais possível, do ambiente natural de um rio e sem as espécies exóticas invasoras.

Todos os elementos que constituem o ambiente 3D foram desenvolvidos de raiz, desde os peixes autóctones representados, lontra, espécies da flora aquática, leito do rio, entre outros.

Como referido, a primeira sessão desta iniciativa aconteceu na quinta-feira, na EB António Graça, em Barrô, e prosseguirá até final do ano letivo, percorrendo as escolas de todo o concelho, abrangendo mais de 500 alunos.

Alunos do 5.º ano vão saber mais sobre economia circular

A par destas sessões pedagógicas para o 4.º ano, o Município de Águeda mantém as atividades com os alunos do 5.º ano de todo o parque escolar do concelho, abordando, neste ano letivo, o tema da economia circular e que vão envolver mais de 420 crianças.

Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, aponta esta iniciativa como mais uma medida do Município para o desenvolvimento de “ações estratégicas e de sensibilização junto da comunidade escolar para incutir valores e boas práticas ambientais”.

Em cada período, as sessões passam por todas as escolas (EB Fernando Caldeira, EB Valongo do Vouga, EB Fermentelos, EB Aguada de Cima e Instituto Duarte de Lemos), sendo que a primeira atividade para o 5.º ano está agendada para a manhã do dia 22 de outubro, na EB Fernando Caldeira.

Vão decorrer três sessões por cada turma (uma por cada período letivo), onde se pretende sensibilizar os alunos, e através deles as famílias, para o conceito de economia circular e para a sua importância para o combate às alterações climáticas e proteção do ambiente. Qual o trajeto dos resíduos produzidos pelas pessoas, como dar “nova vida” aos resíduos e o ciclo da economia circular são as áreas que vão ser abordadas nestas ações pedagógicas.

As crianças vão ser ainda desafiadas a criar uma obra artística a partir de material reciclado, que irá resultar numa exposição final do projeto que terá lugar nas escolas e ainda no Parque Municipal de Alta Vila, no final do ano letivo.

Calendário das ações “Rio de Todos” para o 4.º ano, no ano letivo 2024/2025:

– Agrupamento de Escolas de Águeda Sul (de 17 de outubro a 14 de novembro)

– Instituto Duarte de Lemos (3 de dezembro)

– Agrupamento de Escolas de Águeda (de 10 de janeiro a 13 de fevereiro de 2025)

– Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga (de 6 a 20 de maio de 2025)

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Projeto municipal leva crianças do concelho em “viagem virtual” pelos rios

Ação pedagógica e de sensibilização ambiental iniciou quinta-feira e prolonga-se por todo o ano letivo em todas as escolas do concelho

A Câmara Municipal de Águeda está a dinamizar um projeto de educação ambiental que proporciona aos alunos do 4.º ano das escolas do concelho uma “viagem virtual” pelo rio. E as crianças até podem personalizar um peixe e visualizá-lo na sala de aula. As sessões iniciaram na quinta-feira passada e prolongam-se até maio de 2025.

“Esta é uma ação que tem cativado a atenção das crianças e que procura ensinar, em ambiente divertido e com recurso a tecnologia, a importância da preservação dos nossos rios e das espécies autóctones que neles habitam”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, avançando que este ano está a ser feita uma aposta no formato 3D do projeto.

Esta iniciativa integra o programa “Rio de Todos”, que é dinamizado pelo Município de Águeda desde 2019, no âmbito do projeto LIFE Águeda e do Programa de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Ciência de Águeda, e já envolveu mais de 2 300 alunos do 5.º ano das escolas de todo o concelho. No presente ano letivo, o programa vai ser direcionado às turmas do 4.º ano e inclui, como auxiliar pedagógico, um novo equipamento, intitulado “Meu Rio”, que consiste num computador e um scanner que projetam o ambiente virtual de um rio na parede.

Após a explicação das principais vertentes, áreas de atuação e alguns resultados do projeto LIFE Águeda, os alunos são sensibilizados para os conjuntos de espécies existentes nos rios da região, como a enguia, o ruivaco, o sável, a truta ou o verdemã. Os técnicos municipais fazem uma explicação de algumas das características destes animais e é projetado o ambiente virtual do rio.

Cada aluno escolhe uma folha, que lhes permitirá personalizar até cinco peixes diferentes. Os alunos, através do scanner, poderão introduzir o “seu” peixe no rio, ficando o rio virtual habitado pelos peixes da turma.

O processo criativo e de desenvolvimento deste projeto 3D levou alguns meses a concretizar e tem como principal objetivo aproximar a imagem, o mais possível, do ambiente natural de um rio e sem as espécies exóticas invasoras.

Todos os elementos que constituem o ambiente 3D foram desenvolvidos de raiz, desde os peixes autóctones representados, lontra, espécies da flora aquática, leito do rio, entre outros.

Como referido, a primeira sessão desta iniciativa aconteceu na quinta-feira, na EB António Graça, em Barrô, e prosseguirá até final do ano letivo, percorrendo as escolas de todo o concelho, abrangendo mais de 500 alunos.

Alunos do 5.º ano vão saber mais sobre economia circular

A par destas sessões pedagógicas para o 4.º ano, o Município de Águeda mantém as atividades com os alunos do 5.º ano de todo o parque escolar do concelho, abordando, neste ano letivo, o tema da economia circular e que vão envolver mais de 420 crianças.

Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, aponta esta iniciativa como mais uma medida do Município para o desenvolvimento de “ações estratégicas e de sensibilização junto da comunidade escolar para incutir valores e boas práticas ambientais”.

Em cada período, as sessões passam por todas as escolas (EB Fernando Caldeira, EB Valongo do Vouga, EB Fermentelos, EB Aguada de Cima e Instituto Duarte de Lemos), sendo que a primeira atividade para o 5.º ano está agendada para a manhã do dia 22 de outubro, na EB Fernando Caldeira.

Vão decorrer três sessões por cada turma (uma por cada período letivo), onde se pretende sensibilizar os alunos, e através deles as famílias, para o conceito de economia circular e para a sua importância para o combate às alterações climáticas e proteção do ambiente. Qual o trajeto dos resíduos produzidos pelas pessoas, como dar “nova vida” aos resíduos e o ciclo da economia circular são as áreas que vão ser abordadas nestas ações pedagógicas.

As crianças vão ser ainda desafiadas a criar uma obra artística a partir de material reciclado, que irá resultar numa exposição final do projeto que terá lugar nas escolas e ainda no Parque Municipal de Alta Vila, no final do ano letivo.

Calendário das ações “Rio de Todos” para o 4.º ano, no ano letivo 2024/2025:

– Agrupamento de Escolas de Águeda Sul (de 17 de outubro a 14 de novembro)

– Instituto Duarte de Lemos (3 de dezembro)

– Agrupamento de Escolas de Águeda (de 10 de janeiro a 13 de fevereiro de 2025)

– Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga (de 6 a 20 de maio de 2025)

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