A Federação de Aveiro do Partido Socialista, perante as notícias de que o Governo pretende retomar a intenção de transferência da administração de hospitais para a responsabilidade das Misericórdias, manifesta a sua total discordância e preocupação, ademais tendo em conta que foi dado a conhecer que a Ministra da Saúde está já a encetar esforços, em articulação com algumas misericórdias, para a transferência dos respetivos hospitais para as suas mãos, entre estes o Hospital de São João da Madeira.
O PS considera que a administração dos hospitais integrados no SNS deve ser assegurada pelas respetivas entidades públicas, o que, no caso do Hospital de São João da Madeira, sucede no enquadramento da recém-criada Unidade Local de Saúde (ULS) de Entre o Douro e Vouga, pelo que os Deputados socialistas eleitos pelo círculo eleitoral de Aveiro enviaram já uma missiva à Ministra da Saúde, exigindo cabais esclarecimentos.
De referir que, atualmente, no Hospital de São João da Madeira são realizadas consultas nas especialidades de Anestesiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Ginecologia, Medicina Interna, Medicina Física e de Reabilitação, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Psicologia Clínica e Psiquiatria. No âmbito da Consulta Externa são realizados exames especiais de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cardiologia.
O Hospital de São João da Madeira (HSJM) possui ainda um bloco operatório constituído por 3 salas e 4 camas de recobro, com possibilidade de ativação de um toral de 7 camas de recobro. Realizadas 9.354 cirurgias de ambulatório (2023), 1.486 intervenções no bloco operatório em várias especialidades, 18.267 sessões de Hospital de Dia (2023), 61.873 consultas externas, 37.965 urgências básicas (2023), 56.244 meios complementares de diagnóstico (2023). Desde julho de 2009, a atividade do Serviço de Psiquiatria está sediada no HSJM, onde são realizadas mais de 66% das suas consultas externas e 48% das sessões de hospital de dia. É ainda garantida a atividade de Psiquiatria de Ligação (Hospital de São Sebastião com apoio a Hospital de Oliveira de Azeméis), em atividades em contexto comunitário ou nos cuidados de saúde primários.
A Federação de Aveiro do PS considera que estes serviços são centrais nos cuidados de saúde àquelas populações, representam um enorme esforço de investimento e de prestação de serviços de qualidade por parte do SNS, ao longo dos anos, e a garantia de que assim continua a ser está na gestão pública do que é público.
Nesse sentido, os Deputados do PS/Aveiro solicitaram à Sra. Ministra que os receba em audiência, porque é urgente que seja explicado, de viva voz pela governante, quais são as alterações que estão em causa para o Hospital de São João da Madeira.