A Universidade de Aveiro (UA) reuniu recentemente representantes de diversas empresas e membros da comunidade científica no evento “+50 anos a inovar Portugal”, realizado no Centro de Artes de Águeda no dia 28 de maio. Este encontro teve como objetivo debater e trocar experiências sobre inovação, num ambiente informal que fomentou a abertura e a colaboração.
A sessão de abertura contou com um diálogo entre o Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, e o Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida. Ambos referiram a importância de eliminar barreiras e aproximar a academia da comunidade empresarial, usando como metáfora a transformação da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, uma unidade da UA instalada num antigo quartel.
Empresas e Inovação em Destaque
Seguiu-se a sessão “50 anos juntos”, onde representantes de sete empresas apresentaram breves pitches sobre as suas parcerias inovadoras com a UA. Estas empresas foram:
- Altice Labs (João Paulo Firmeza)
- Bosch Termotecnologia (Pedro Ribeiro)
- Graphenest (Sara Barros)
- Grestel (Miguel Casal)
- OLI (Mariana Oliveira)
- R5 Marine Solutions (Márcia Lima)
- Sogrape (Natacha Fontes)
A parceria com a Altice Labs destacou-se pelo seu histórico de colaboração com a UA, iniciado quando os então CTT/Telecomunicações acolheram o primeiro curso da universidade. Esta relação tem resultado em avanços significativos em inovação e desenvolvimento.
Debate Sobre o Futuro da Inovação
Na mesa-redonda “E agora?”, representantes de várias entidades partilharam as suas experiências e discutiram ações para promover ainda mais a inovação. Participaram Luís Guerreiro (IAPMEI), Sílvia Garcia (Agência Nacional de Inovação – ANI), João Ricardo Moreira (NOS), Raynald Joly (Horse, antiga Renault de Cacia) e João Norte (Bial), com moderação de João Veloso, Vice-reitor da UA para a Cooperação.
Os participantes reconheceram os desafios na colaboração entre o sistema científico e as empresas, como diferenças nos tempos de resposta e enquadramentos legais. No entanto, foram discutidas formas de superar estas barreiras, destacando a importância de mais colaboração, visitas académicas a empresas e a identificação de objetivos comuns.
Exposição e Networking
A celebração incluiu a inauguração da exposição “50 objetos do conhecimento 1973-2023”, patente no Centro de Artes de Águeda até 30 de junho. Esta exposição itinerante, que já esteve no Teatro Aveirense, visa mostrar a evolução e os marcos da UA ao longo dos seus 50 anos.
O evento terminou com momentos de networking, proporcionando aos participantes a oportunidade de estreitar laços e explorar novas parcerias. A ANI, o IAPMEI, o CR-Inove da CCDRC e a UACOOPERA, gabinete de transferência de conhecimento da UA, participaram em conversas sobre a promoção da colaboração entre o sistema científico e as empresas.
Mais informações sobre o programa comemorativo dos 50 anos da UA podem ser encontradas em UA 50 Anos.