A Câmara Municipal de Águeda, promoveu durante duas semanas o programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”. Este programa visou a realização de ações de sensibilização junto da população do concelho, alertando para o risco de incêndios e práticas a adotar para evitar os mesmos.
Estas práticas, privilegiaram o contacto com os habitantes de algumas aldeias e a distribuição de folhetos informativos com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a obrigatoriedade de obtenção de autorização para a queima de sobrantes agrícolas, bem como para a limpeza dos terrenos.
Foram também realizadas ações de vigilância, a pé e de bicicleta, pelas jovens que participaram no programa de voluntariado. Durante a iniciativa foram detetadas colunas de fumo, objetos suspeitos em locais que arderam recentemente e lixo deixado na floresta.
Porque a floresta precisa de nós, a realização destas estas ações tem por objetivo uma população mais informada e uma floresta mais verde, mais cuidada, limpa e sustentável.
Este programa foi realizado em conjunto com o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude.