Entre os dias 13 e 26 de janeiro de 2025, o Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Águeda estará a realizar uma ação de policiamento de proximidade através do seu posto móvel. Esta iniciativa visa aumentar o sentimento de segurança, especialmente junto da população mais idosa, e oferecer apoio administrativo e conselhos de prevenção contra furtos, burlas e outros crimes.
Em Segadães, na União das Freguesias de Trofa, Segadães e Lamas do Vouga, o posto móvel estará em funcionamento na sexta-feira, 17 de janeiro, das 13:30 às 17:30, junto ao edifício da Junta de Freguesia. Já na Freguesia do Préstimo e Macieira de Alcôba, o serviço será disponibilizado no dia 24 de janeiro, também das 13:30 às 17:30, junto à sede da Junta, em A-dos-Ferreiros.
A presença do posto móvel da GNR tem como objetivo prestar esclarecimentos sobre as várias áreas de atuação da força de segurança, reforçando a ligação com a comunidade e disponibilizando serviços administrativos. Além disso, os militares envolvidos – afetos à prevenção criminal, policiamento comunitário e proteção ambiental – irão transmitir orientações úteis para evitar situações de risco, nomeadamente burlas e roubos.
A Junta de Freguesia de Segadães e a Freguesia do Préstimo e Macieira de Alcôba já agradeceram publicamente à GNR pela iniciativa, salientando a importância deste tipo de ações para a proteção e segurança dos residentes.
Esta atividade insere-se numa estratégia da GNR para chegar às zonas mais isoladas e apoiar as populações mais vulneráveis, demonstrando o compromisso contínuo das autoridades com a segurança e o bem-estar das comunidades locais.